Há algum tempo venho tentando escrever sobre esse assunto, mas sempre acabava protelando, fosse por pura falta de tempo mesmo ou por falta de meios para abordar um assunto que considero tão delicado. Recentemente, tivemos a sensação de que a corrupção no Brasil aumentou, mas ela sempre esteve presente. Na prática não é preciso ser político ou estar envolvido
com grandes quantias de dinheiro para se engajar na corrupção. Todos nós usamos de artimanhas, nosso famoso jeitinho, para obter benefícios. Como diria Leandro Karnal, conhecido historiador brasileiro, " A corrupção começa no andar pelo acostamento, a corrupção começa no recibo de dentista comprado para a entrega da declaração do Imposto de Renda...". R. B. Ribeiro em seu blog Amontoado de Ideias , na publicação " Como é dar aula no ensino superior e a corrupção na universidade" mostra como a postura corrupta está enraizada nos alunos e já virou parte da comunidade acadêmica. Algumas das passagens do texto considero ridiculamente apropriadas ao meu contexto e por isso tomo da liberdade de inclui-las aqui sem qualquer edição. Entretanto, como sempre digo em minhas aulas, é sempre importante ir direto a fonte, assim o link do blog e especificamente do artigo estão em destaque logo acima.
“faz prova fácil!”
Minha felicidade se esvai diante das avaliações, dos comentários, da falta de compromisso dos alunos. Ouve-se mais “alivia aí, fessô!” do que “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite.” Há liberdade para chorar, mas não há liberdade para a educação e cortesia.“vale ponto, fessô?”
Em sua maioria, aluno não faz nada sem receber algo em troca. E a moeda de troca é chamada de ponto. A única motivação é o ponto. Sugestão de livros? Só valendo ponto. Lista de exercícios? Só valendo ponto. Fazer pelo conhecimento é ser taxado de idiota.trabalhos e listas
Tudo copiado. A cópia é quase sempre nítida. Conjecturo que numa turma de k alunos, apenas realmente fazem os trabalhos, enquanto todo o restante apenas copia dos colegas.
aulas de exercícios
Durante aulas de exercícios, ninguém faz nada. O pedido geral é um resumão bem estilo pré-vestibular. Melhor ainda se você dar dicas do que cairá na prova (e pensar que nem assim os resultado são bons.) Gente pra gritar “faz um resumão aí, fessô!” Nunca falta. Você dá aula por meses antes de avaliação e aí lhe aparece vários que não prestaram atenção em nada, mas no dia da aula de exercícios eles aparecem lá só pra gritar a frase anterior ou pra escolher um exercício aleatório que sequer tentaram. Qual a razão de dar aula se no fim é dado um resumo mágico que abre todas as provas e desvenda todos os segredos?provas e colas
Esta é a pior parte e a maior prova de que ninguém se preocupa com educação. Durante os meses de aula, o aluno não fez nada. Porém, chegada a prova, não foi possível estudar todo o conteúdo ou simplesmente não estudou mesmo. Qual o recurso utilizado? Cola. A pessoa não cumpriu com suas obrigações como aluno, nada fez até o momento da prova, porém ele ainda quer obter bom resultado. Apesar de totalmente irresponsável, o aluno ainda acha plausível apelar para a cola. Ainda quer uma boa nota. Isso é o absurdo dos absurdos. A incoerência da incoerência.Existem ainda casos mais absurdos. Aqueles que os alunos pagam outros para fazer a avaliação em seus lugares (preciso lembrar que aqui também se comete crime?). Chegamos ao ponto ridículo de precisar olhar documento dos próprios alunos por conta dessa atitude patética. Isso é literalmente comprar o próprio diploma. É ridículo querer o diploma mas não querer fazer nada.
E corroboro com sua conclusão
Sozinho, é impossível mudar o mundo, mas colabore para não deixá-lo pior.o aluno, o patrão e o futuro
Enquanto considerou coisa de otário estudar quatro horas por dia, o aluno corrupto vai gastar 12h do seu dia, muito possivelmente, fazendo dinheiro pra outra pessoa. Ele não vai chegar pro chefe “alivia aí, chefe!”, “quebra essa aí, patrão!” porque ele sabe o destino de empregado molengão: rua. E ele vai dar duro, porque, ao contrário da educação superior, valoriza o emprego que tem. Sua timeline estará repleta de links contra a corrupção na política, contra desvio de verbas, enquanto continua perpetuando que colar não tem problema, assinar lista é “de boa” e pagar para fazerem suas avaliações é coisa de esperto. E assim continuaremos sendo essa sociedade que ainda não entendeu o valor moral e intelectual da universidade, pelos séculos dos séculos…
Abraços
Rodolfo Felipe
Referências:
http://corrupcaonossadecadadia.tumblr.com/
R. Ribeiro,
“Amontoado de Ideias - Como é dar aula no ensino superior e a corrupção na
universidade,” 24 06 2015. [Online]. Available:
https://rbribeiro.wordpress.com/2015/06/24/como-e-dar-aula-no-ensino-superior-e-a-corrupcao-na-universidade/.
[Acesso em 21 04 2016].
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N. Pinheiro,
“Obvious/Sociedade-A corrupção nossa de cada dia,” [Online]. Available:
http://lounge.obviousmag.org/eu_gosto_e_do_estrago/2015/05/a-corrupcao-nossa-de-cada-dia.html.
[Acesso em 21 04 2016].
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