Sobre



Me graduei em Física pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em 2005. Em 2007 me tornei Especialista em Microeletrônica: Ênfase em Microfabricação pela UFMG onde também conclui meu Mestrado em Engenharia Elétrica (2010) e meu Doutorado em Engenharia Elétrica (2016).
Atualmente leciono as disciplinas de Física I , Física II e Física III para os cursos de Engenharia da Faculdade Santa Rita - FASAR em Conselheiro Lafaiete. Até dezembro de 2016 fiz parte da equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Mediphacos Industrias Médicas S/A realizando pesquisas voltadas ao desenvolvimento de novos produtos e modelagem biomecânica. Tendo entre minhas principais responsabilidades: Projeto, fabricação e aferição de protótipos de lentes intraoculares refrativas e difrativas; Modelagem biomecânica da córnea e simulação do comportamento de ICRS. 
Na academia atuei em projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento e fabricação de dispositivos ópticos e de microeletrônica, utilizando técnicas de micro fabricação em silício e em materiais da família III-V, como arseneto de gálio e fosfeto de índio, e processos de corrosão anisotrópica de silício. Fazem parte de escopo do desenvolvimento de dispositivos ópticos a ampliação da profundidade de foco, aberrações de alta ordem, multifocalidade e parâmetros de qualidade óptica como MTF e PSF. Durante a graduação me envolvi em estudos sobre o ensino de ciências e experimentação como ferramenta de ensino.
Também lecionei em instituições de ensino como a UNIPAC-Lafaiete e a Newton Paiva, onde fui professor das disciplinas de Física do ciclo básico dos cursos de engenharia.
Recentemente realizei os cursos os cursos de aperfeiçoamento  Optical System Design Using OpticStudio e Advanced Imaging System Design Using OpticStudio, e desenvolvi habilidades na utilização de softwares como MatLab, Solidworks e SolidWorks Simulation.
A construção do site tem dois objetivos específicos. Primeiro, abordar assuntos relacionados a Física que normalmente não são abordados em sala de aula, seja pelo caráter multidisciplinar do assunto ou pela falta de tempo para incluí-lo na já extensa ementa do curso. Segundo, divulgar, mesmo que de maneira incipiente, as atividades que estou envolvido.

Espero que gostem e muito obrigado pela visita.
 
Rodolfo Felipe de O. Costa
Não é permitido fazer novos comentários.
Thanks for your comment