Projetos

Modelagem biomecânica da córnea (Mediphacos)


Modelagem mecânica e computacional da córnea e seus componentes, com o intuito de simular seu comportamento quando submetido a procedimentos cirúrgicos.


Figura 1 - Modelo proposto.


 

Figura 2 - Comparativo dos resultados do modelo e dos resultados apresentados em Assessment of corneal biomechanical properties and their variation with age [1].


[1] Elsheikh A, Wang D, Brown M, Rama P, Campanelli M, Pye D."Assessment of corneal biomechanical properties and their variation with age. "Curr Eye Res. 2007 Jan;32(1):11-9.


Lente Intraocular com profundidade de foco estendida (Doutorado)


Este trabalho tem como principal objetivo propor uma topologia, inicialmente para lentes intraoculares, baseada na inclusão de aberrações de alta ordem em uma das faces da lente, que pudesse combinar a maior profundidade de foco das lentes monofocais esféricas e o melhor contraste (MTF) das lentes monofocais asféricas.

A escolha das aberrações de alta ordem, coma e aberração esférica, surgiu da observação dos mecanismos de acomodação do cristalino, sendo descritas através de polinômios de Zernike. A proposta foi modelada como um problema de otimização multiobjetivo, resolvido com a utilização do NSGA-II.

A solução proposta apresenta desempenho similar a duas lentes comerciais largamente empregadas, ambas asféricas. E quando comparada a um sistema de referência, cujo desempenho é limitado por difração sobre o plano focal, a solução proposta apresenta resultados equivalentes ou inferiores ao sistema de referência sobre o plano focal e equivalente ou superior ao sistema de referência em planos de imagem deslocados do plano focal.



Figura 1 - Conjunto de aberrações utilizadas nos modelos por dioptrias

Figura 2 - Comparativo entre MTF para diferentes condições de iluminação: (1) fotópicas, (2) mesópicas e (3) escotópicas

 

Não é permitido fazer novos comentários.
Thanks for your comment